Endometriose
o que você precisa saber?

Por Dr. Lucas Santana, Especialista em Endometriose em São Luís-MA:

Se você chegou até aqui provavelmente você recebeu o diagnóstico de Endometriose ou está buscando um diagnóstico correto e o tratamento adequado. Clica no vídeo abaixo que eu te explicarei o que você precisa saber sobre a Endometriose!

Receber o diagnóstico de Endometriose geralmente assusta e surgem logo dúvidas do tipo: Tendo endometriose eu vou poder engravidar? Eu preciso operar? Posso perder o meu útero por conta da doença? Existe tratamento? Calma! Nessa página eu vou te explicar em detalhes e tirar todas essas dúvidas.

Conheça o Dr. Lucas Santana

Ginecologista e Cirurgião Ginecológico CRM-MA 7341 RQE 2901 RQE 4007

“Eu sei como a endometriose interfere na qualidade de vida, afetando tanto a parte física, quanto o emocional de todas as mulheres que sofrem com essa doença. Por isso, um dos meus objetivos de vida tem sido ajudar a devolver a qualidade de vida e a fertilidade àquelas que me procuram.”

É uma doença ocasionada pela presença do endométrio (tecido que deveria estar presente apenas dentro do útero) fora do seu local normal. Afeta entre 10 a 15% de todas as mulheres em idade reprodutiva e pode acometer diversos órgãos: como os ovários, tubas uterinas, bexiga, intestino e diafragma, mas, principalmente, uma camada que reveste praticamente todos os órgãos internos, chamada de peritônio.

Costumo dizer que a Endometriose é a doença dos 6 Ds, e quanto mais desses sintomas estiverem presentes maior a chance deles serem causados pela endometriose:
1- Cólicas menstruais intensas (DISMENORRÉIA):
Esse é o sintoma mais frequente entre as pacientes com endometriose. Essa cólica pode variar em intensidade, mas qualquer cólica que atrapalhe a sua qualidade de vida, ou que faça com que você tenha que usar medicação para dor, liga o alerta para endometriose.
2- Dor na relação sexual (Dispareunia):
A endometriose quando acomete a região atrás do colo do útero pode levar a dores durante a relação sexual, principalmente com a profundidade, pois o órgão do parceiro costuma tocar essa região principalmente em algumas posições, como na posição de quatro.
3- Dor ao evacuar (Disquesia):
A endometriose pode acometer o intestino. Quando está presente nessa região, pode causar cólicas intestinais no período menstrual, diarreia, dor ao fazer cocô e até sangramentos nas fezes.
4- Dor ao urinar (Disúria):
A endometriose também pode acometer a bexiga e ureter (“canudo” que transporta a urina dos rins para a bexiga). Podendo causar dor na bexiga para urinar durante a menstruação, assim como sintomas de urgência (simulando uma infecção urinária) ou até sangramento ao urinar.
5 Dor pélvica crônica:
Dores contínuas, de forte intensidade, que perduram mesmo fora da menstruação, por mais de 6 meses e que geralmente não melhora com anticoncepcionais ou analgésicos.
6- Dificuldade para engravidar (Infertilidade):
Incapacidade de engravidar espontaneamente, após 1 ano de tentativas, leva ao diagnóstico de infertilidade e cerca de 50% das mulheres com infertilidade possuem endometriose. Perceba que os principais sintomas da endometriose não acontecem exclusivamente nessa doença, por isso muitas mulheres sofrem ao longo de anos antes de receber o diagnóstico correto de endometriose. É muito importante, na presença de algum desses sintomas, ouvir a opinião de um especialista. Infelizmente muitos profissionais médicos e até ginecologistas ainda subestimam esses sintomas, provavelmente por desconhecimento, o que acaba retardando o diagnóstico.

O diagnóstico da endometriose é clínico, isso quer dizer que em muitos casos a conversa detalhada com o médico especialista em busca dos sinais e sintomas da doença, associada ao exame físico geral e ginecológico é capaz de fechar o diagnóstico da doença. Na consulta é possível identificar alterações que indicam a presença de endometriose profunda, como a alteração do posicionamento do útero, presença de nódulos ou espessamentos dolorosos na vagina e/ou na pelve da paciente. A consulta também direciona, caso seja necessário, na escolha dos exames complementares mais indicados para confirmar ou afastar essa hipótese em cada caso.

Os principais exames que auxiliam o diagnóstico são exames de imagem. Porém, é fundamental que sejam realizados por profissionais com experiência no diagnóstico dessa doença. Os principais exames são:
1) Ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal para mapeamento de endometriose:
Nesse exame, é possível identificar lesões de endometriose em diversos locais da pelve, incluindo bexiga e intestino. A capacidade desse exame “enxergar” a endometriose chega a 98% quando realizado por um profissional experiente. Lembrando que esse exame é diferente do ultrassom transvaginal comum, que tem uma eficácia bem menor para visualizar as alterações decorrentes da endometriose.
2) Ressonância magnética de abdômen e pelve com contraste e preparo intestinal:
Assim como a ultrassonografia com preparo intestinal, a capacidade de enxergar endometriose pela Ressonância chega a 98%. Esse exame, dura aproximadamente 40 minutos e é importante ficar sem se mover durante a sua realização, o que pode limitar seu uso para algumas pacientes.

O tratamento da endometriose é individualizado e depende dos sintomas que a doença está causando em cada paciente, e devemos sempre considerar os objetivos de cada mulher.
Buscamos reestabelecer a qualidade de vida, uma vida livre das dores pélvicas e nas relações sexuais, e nas que desejam engravidar, objetivamos aumentar as chances de sucesso de uma gravidez espontânea. O tratamento pode ser Clínico (com medicamentos e mudança no estilo de vida) e/ou cirúrgico.

Baseia-se na utilização de medicamentos que visam bloquear a menstruação (geralmente medicamentos hormonais) e assim tentar impedir a evolução da doença e melhorar o controle das dores. Para melhorar a qualidade de vida também usamos analgésicos, medicações específicas e é fundamental a mudança do estilo de vida com a prática de exercícios físicos e controle da alimentação.

Costumo dizer que existem 4 indicações para o tratamento cirúrgico na endometriose:
1-Falha do tratamento clínico: Pacientes que não melhoram dos sintomas, mesmo usando os medicamentos adequadas e com a mudança do estilo de vida.
2-Infertilidade: Pacientes que possuem lesões de endometriose que estão dificultando ou impedindo a gravidez, beneficiam-se do tratamento cirúrgico.
3- Lesão Intestinal com risco de obstrução: Pacientes que possuem endometriose no intestino que está dificultando ou impedido o trânsito intestinal, possuem indicação de tratamento cirúrgico.
4- Lesão no Ureter (“canudinho” que leva a urina dos rins para a bexiga): Quando a endometriose acomete o ureter, podendo obstruí-lo ao ponto de impedir a passagem da urina dos rins para a bexiga, o tratamento cirúrgico faz-se necessário.

A cirurgia para o tratamento da endometriose é feita através de técnica cirúrgica minimamente invasiva, videolaparoscopia, através de pequenos furinhos na parede do abdômen é possível entrar com uma pequena câmera na barriga e realizar a retirada (excisão) dos focos da endometriose, preservando os órgãos, inclusive o útero. Reestabelecendo assim a anatomia da pelve e melhorando a qualidade de vida e a fertilidade.
A endometriose pode ter apresentação variada e a complexidade de cada cirurgia varia de paciente para paciente. Geralmente é uma das cirurgias mais desafiadoras e trabalhosas. Algumas podem ser mais complexas que cirurgias para câncer. Sendo assim, é fundamental que o cirurgião ginecológico seja capacitado a realizar procedimentos laparoscópicos complexos. A cirurgia realizada de maneira adequada é a melhor forma para restabelecer a qualidade de vida da paciente no longo prazo.

Eu só realizo procedimento cirurgico nas pacientes que avalio e possuem indicação verdadeira, então o primeiro passo é a realização de uma consulta para avaliarmos o seu caso. Tendo indicação o preço da consulta é abatido do preço da cirurgia de Endometriose.
O CFM (Conselho Federal de Medicina) proíbe a divulgação do preço de procedimento sem avaliação do paciente.

MENSAGEM IMPORTANTE!

“Se você ouviu de algum médico que não é possível realizar a preservação do seu útero por conta da endometriose, ou que não é possível realizar a sua cirurgia por via inimamente invasiva (sem grandes cortes), ou que você não pode engravidar por conta da endometriose, procure sempre uma segunda opinião! Pois, na imensa maioria das vezes, é possível sim! A avaliação individualizada do seu caso é sempre necessária para definir o melhor tratamento para você, e a escolha do tratamento deve ser uma decisão compartilhada entre médico e paciente.”

AVALIAÇÕES DE PACIENTES

Márcia Barros
Márcia Barros
Read More
Sofri tanto até encontrar um especialista que descobrisse o que eu tinha (endometriose), foi muito atencioso comigo, explicou detalhadamente meu problema, me informou cada passo do meu planejamento cirúrgico e graças a Deus e a sua equipe, voltei a ter qualidade de vida.
natalia duarte
natalia duarte
Read More
Eu amei, atendimento maravilhoso que eu tive tanto na clínica ,tanto pelo o whatsapp , ótimo profissional,me sentir a vontade,tirei todas as minhas dúvidas, indico de olhos fechados 😍😍😍😍💓😃😃
Fernanda Rego
Fernanda Rego
Read More
Excelente médico e com um olhar integrado. Dá atenção para as queixas sem minimizar ou desacreditar nos sintomas relatados, além de consultar de forma didática e que gera o auxílio e soluções para o bem-estar geral da saúde mulher 😉
Mayara Oliveira
Mayara Oliveira
Read More
Sinceramente eu estou TÃO impressionada com a capacidade e a humanidade do Dr. Lucas que nem consigo expressar. Fui em diversos médicos, inclusive no exterior e nunca identificaram o que era a dor que eu sentia. O Dr. foi simpático, respeitoso, atencioso aos detalhes e extremamente comprometido com o meu bem estar. Recomendo mil vezes, ele nasceu para cuidar!
Jacyara Sá
Jacyara Sá
Read More
Foi ótima, só demorou o cadastro, porém compensou chegar lá com o Dr. Lucas e ele até desenhar meu útero e ovários pra que eu entendesse o que eu tinha! Sim isso faz muita diferença, eu já havia ido com uma médica...e a experiência deixou a desejar! Mas ele foi a luz no fim do túnel, estava com uma preocupação muito grande tomando conta de mim, mas me tranquilizei a partir do momento que pude ter a atenção e respeito de uma pessoa que entendia o que eu realmente estava passando, enchi o coração de esperança! Endometriose assim na flor da idade me tirou do eixo, mas eu vou vencer! Com Dr. Lucas me sinto mais segura!
CLÁUDIA DOS ANJOS
CLÁUDIA DOS ANJOS
Read More
Muito produtiva. Desde da primeira consulta o dr Lucas me acenou com um tratamento que só veio melhorar a minha qualidade de vida!! Serei eternamente grata!!! Que Deus o abençoe!!!!
Edileia Oliveira
Edileia Oliveira
Read More
Gostei muito da consulta, tirou minhas dúvidas e me passou uma confiança no seu trabalho, estou acreditando que vai dá certo o bloqueio do foco da endometrico.
Previous
Next

CONHEÇA NOSSO LOCAL DE ATENDIMENTO

Planta Tower – Av. Cel. Colares Moreira, 2º Andar- Sala 212 – Jardim Renascença, São Luís – MA, 65075-441

GOSTARIA DE MARCAR SUA CONSULTA?

Dr. Lucas ficará lisonjeado em lhe ajudar a cuidar da sua saúde.

DESEJA MESMO SAIR SEM MARCAR SUA CONSULTA?

Dr Lucas ficará lisonjeado em lhe ajudar a cuidar da sua saúde.